Como montar uma boa grade de programação

Uma rádio de sucesso depende de uma boa grande de programação. Mas como montar uma boa grande para sua rádio? Acompanhe essas dicas.

Entenda o perfil do ouvinte

Um dos passos mais importantes antes de montar uma grade de programação é entender quem é o seu ouvinte. Para criar um conteúdo adequado, você precisa saber com quem quer se comunicar e, a partir disso, descobrir qual é a melhor forma de criar essa relação.

Entender o perfil do ouvinte significa conhecer seus hábitos, gostos, desejos e necessidades. E é a partir dessas informações que você conseguirá definir uma linha de estilo para seguir, envolvendo o formato dos seus programas, o estilo de conteúdo transmitido e, até mesmo, o tipo de anunciante que pode encontrar.

Defina a região que você quer alcançar

Se você for trabalhar com uma rádio tradicional terá um alcance limitado. Por isso, é importante definir a região que você pretende alcançar e trabalhar o conteúdo em cima disso.

Diferentes regiões podem ter um perfil de moradores e frequentadores distintos, e você deve identificá-los para conseguir oferecer a programação adequada.

No caso de rádios online, o alcance é praticamente ilimitado. Então, você deve focar apenas no perfil do seu ouvinte.

Fique de olho nas tendências

Conhecer as músicas e estilos mais tocados é fundamental para criar uma programação atraente e sempre atualizada. Para manter os ouvintes interessados no seu conteúdo é importante sempre inovar e trazer novidades para a grade.

Entretanto, você deve ser fiel ao estilo da sua rádio. Se a sua proposta é criar uma programação musical dos anos 80, não faz sentido querer transmitir um pop moderno. Ao invés de agradar, essa atitude só servirá para afastar o seu verdadeiro público.

Preze pelo equilíbrio

Equilíbrio é tudo! E isso também vale na hora de planejar a programação de uma rádio. Por isso, aposte em uma grade variada e equilibrada, prezando sempre por satisfazer as necessidades do seu público.

Para manter seus ouvintes interessados no que você oferece, uma boa dica é contar com uma programação múltipla, que contenha programas musicais, entrevistas, entretenimento e conteúdos informativos. Só não vale exagerar, viu? Deixe sempre claro qual é o segmento e objetivo do seu projeto.

Agora que você já sabe tudo sobre como planejar uma grade de programação de rádio, é hora de colocar a mão na massa! Seguindo nossas dicas, é possível criar um conteúdo incrível, que atrairá e fidelizará os seus ouvintes. Está esperando o que para experimentar?

FONTE: BRUNO FARIA - TELETRONIX

#Compartilhar:

Marcadores:

Sem Comentario to " Como montar uma boa grade de programação "

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››